Image Map

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

AF: Doce Flor do campo (Máh Black)

Doce Flor do Campo

TÁ SENTINDO CHEIRO DE FÉRIAS?
EU TÔ
TÃO GOSTOSO ESSE CHEIRO 



Capa: 1,0 de 2,0 

Esse design tem seus lados bons e seus lados ruins.
Lado bom: se você olhar de longe e rapidamente, o design parece bem bonito, doce e atrativo (?). 
Lado ruim: sempre tem os que gostam de analisar o que vêem. 
Lado pior ainda: eu sou dessas. 
Das coisas que não me agradam, posso citar: 1) a frase, que não possui acentuação nas palavras devidas; 2) a barrinha de separação entre as fotos, que não seguem um padrão; 3) os créditos...
São detalhes pequenos, mas fazem toda a diferença no design em geral. Posso dizer que essa capa parece ter sido feita de retalhos - o fundo daqui, as fotos aleatórias dali... -, mas que ficou fofinho por fim. Apesar do "fofinho", retalhos nunca são muito legais. Uma capa mais uniforme que passe a história - aí, sim. 


Sinopse: 1,8 de 2,0

A sinopse passa com precisão a motivação da história. Não enrola, não tem frases de efeito, nem nada disso. Isso é bom.
Só encontrei dois errinhos bem bobos nela:
1) "... preso as drogas e bebidas alcoólicas."
O "as" dessa frase leva crase. C: "... preso às drogas..."
2) "Ele não tinha nada, a não ser pela doce garota..."
Vamos trocar "pela" por "a":
C: "Ele não tinha nada a não ser a doce garota..."


Ortografia: 1,5 de 3,0

Uma coisa que notei e que me incomodou bastante de cara foi a falta de acentuação nas palavras. Também a falta de vírgula em algumas falas, e a falta de travessão no final delas. Por favor, corrija isso!
No segundo capítulo eu notei uma certa inconsistência na sua narração (falta de revisão, talvez?). Muitos diálogos e repetição de ideias.
Sua narrativa me prendeu no primeiro capítulo, mas isso não aconteceu no segundo. Infelizmente, a coisa continuou no terceiro. Por isso, aqui fica meu aviso: cuidado com a inconstância! 
Siga sempre um ritmo, faça a história ir pra frente a cada capítulo. Não se prenda muito numa cena só, nem às falas. Divida a narração entre o psicológico e o físico, mostre o suficiente de ambos. Fique sempre ligada na ortografia e gramática, sempre!
Você só tem a melhorar. 



Enredo: 1,5 de 3,0

Por incrível que pareça, sua história me fez lembrar de um dos meus filmes favoritos: Lassie, de 1994. Toda essa coisa de garoto bolado da cidade grande preso no inferno que chamamos de fazenda. Ah, que saudades! :')
Você - e seus leitores também, nas recomendações - deixou muito bem claro desde o início que a história era, sim, clichê. Isso é bom? É. Assim, sabemos o que esperar. 
Eu, sinceramente, curto bastante um clichêzinho, mas não quando posso adivinhar todo o desenrolar da história. Isso não é nem um pouco legal. 
Não conheço o fim da história - isso é óbvio. Mas posso te pedir: não seja clichê até o fim! Surpreenda seus leitores, da melhor forma que conseguir sem fugir do princípio e meio. 


NOTA FINAL: 5,8 de 10


xx,


2 comentários :

  1. Ferias? Omg não as vejo, já se foram a muito tempo
    Obrigada ^^ O engraçado é que nunca vi esse filme. Sempre estou trocando de capa então pretendo troca-la. Estou revisando os capítulo e arrumei a sinopse. Não se preocupe, tudo que eu menos quero é um final clichê kk Bjss *)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas que chegaram atrasadas! Hahahaha.
      Feliz em ajudar! Boa sorte com a fic. ❤

      Excluir