(Clique aqui para ler a fanfiction.)
Gbii, linda do meu core, obrigada pela preferência. De certo modo, fiquei feliz em ler Terror e Horror nos gêneros: é sempre assim que me sinto quando tenho que ler algo com o Bieber.
Já que possivelmente vou ficar com isso na cabeça por eras, vamos à avaliação.
Capa: 2,0 de 2,0
Nem tenho o que falar aqui, não é? Deus e o mundo sabe como os seus DS's são incríveis. Se os que entrega já são a perfeição, imagina aqueles feitos para as próprias fanfictions. Desnecessário comentar, é claro.
Sinopse: 1,7 de 2,0
Okay, você estava indo extremamente bem. Até a última linha. Pelo que li, a fanfiction é sombria. Como já disse, nos próprios gêneros e avisos, ela deixa isso bem claro. Eu entendo que a guria vá viver um romance daqueles com o Jus10, mas não diga isso na sinopse. Deixe com que pensem que ele é o vilão, sabe? Sinceramente, a sinopse estaria perfeita sem o "Donna tem que fugir de seu pior inimigo: o amor."
Ortografia: 2,6 de 3,0
Você não faz ideia de como foi difícil encontrar erros na sua fanfiction, Gabii. Foi tão bem revisada que levei o prólogo todo para constatar um erro, e mais o primeiro capítulo para encontrar o outro. Primeiramente, queria homenagear-lhe pelo uso de travessões: raridade no mundo das fanfictions.
Quanto aos erros? Bom, o usual. No prólogo, as duas única conjunções adversativas utilizadas foram mas e porém. Notei a introdução do no entanto no primeiro capítulo. Atem desses, você poderia usar: contudo, todavia e entretanto. Noramalmente descontaria dois ou três décimos, mas descontei só um; afinal, não é nada tão drástico como costumo ver por aí.
Outro décimo foi descontado da colocação pronominal nas seguintes frases:
— Não me deixe ansiosa — o repreendi, dando uma risada.
— Tudo bem, eu vou — me rendi, fazendo-o sorrir alegremente.
Pelo restante da fanfiction, eu sei que conhece a regra: ênclise após pontos e vírgulas. Essa regra, contudo, também se aplica aos travessões. Por isso, as formas corretas — ainda que estranhas — seriam:
— Não me deixe ansiosa — repreendi-o, dando uma risada.
— Tudo bem, eu vou — rendi-me, fazendo-o sorrir alegremente.
Eu sei, fica ridículo. Ossos do ofício. Você poderia deixar mais agradável ao acrescentar o pronome antes do verbo, transformando o caso em próclise:
— Não me deixe ansiosa — eu o repreendi, dando uma risada.
— Tudo bem, eu vou — eu me rendi, fazendo-o sorrir alegremente.
Ah, e uma dica com relação a isso: sentamos-nos não existe. A forma correta é sentamo-nos. A colocação pronominal na primeira pessoa do singular segue essa regra. Casamo-nos, amamo-nos, abraçamo-nos e derivados são exemplos disso.
O terceiro décimo foi pela questão do tempo verbal na frase:
Caleb podia ter ido atrás de mim [...]
Podia está conjugado no pretérito imperfeito. A conjugação correta seria poderia, no futuro do pretérito. Além disso, no decorrer da história, notei algumas situações em que você utilizou o pretérito perfeito, quando seria mais adequado o pretérito mais que perfeito. Vou citar um exemplo aleatório.
Ele me deu algumas balas, eu sempre gostei daquele sabor.
Nessa frase, a utilização dos dois verbos no pretérito perfeito dá a entender que as duas ações (receber as balas e gostar do sabor) ocorrem ao mesmo tempo. Para gerar um distanciamento entre elas, utiliza-se o pretérito mais que perfeito na ação mais antiga:
Ele me deu algumas balas, eu sempre gostara daquele sabor.
Isso impede ambiguidade.
O último décimo foi por conta do uso da crase:
— Não valia à pena — dei de ombros [...]
Essa crase não deveria estar aí. é uma questão de regência. A regência do verbo valer não exige a preposição a. Não exigem preposição nenhuma. Aquilo vale algo, não aquilo vale a algo. Entendeu?
A bala vale um real, não A bala vale a um real.
Portanto, o correto seria: — Não valia a pena — dei de ombros [...]
Acho que é só.
Enredo: 2,8 de 3,0
Gabii, Gabii... Não vou dizer que li sua história inteira, até porque seria mentira. Entretanto, talvez e só talvez eu a continue. Não costumo ler histórias com aquela aberração, mas depois de um prólogo e duas mortes extremamente bem descritas, você ganhou minha atenção. Poxa, Drama, então porque tirou dois décimos? Ah, isso é simples. Sua sinopse lhe entregou. Como eu sempre digo, são as revelações dos primeiros capítulos e a sinopse que determinam um enredo. Se vai ter um final feliz ou triste, isso pouco importa. O enredo, ao meu ver, é a ideia da fanfiction.
Uma pena que ela vá se apaixonar pelo bad boy, poderia ter tirado nota máxima se eu não soubesse disso, hahahaha. Enfim, parabéns pela história. Se algum dia eu beber o suficiente, darei um pulo por lá.
Nota Final: 9,1
Meus parabéns, beijão.





Pois isso que eu gosto de pedir preferência pra vc, Bia u.u Vc n deixa passar os mínimos errinhos e eu aprendo mais. Algumas coisas de ortografia eu fui aprendendo com o decorrer da fic, outras eu aprendi agora, e pode ter certeza que vc estará nos agradecimentos do primeiro livro u.u
ResponderExcluirSobre a sinopse, eu sempre, sempre mesmo, tive dúvida quanto a essa parte, mas acabei deixando. Enfim, daqui a pouco ela n estará mais lá kkk
Muuuito obrigada por todos os elogios e pela nota, fiquei super feliz, de verdade <333
E ah, espero que vc continue lendo u.u Talvez eu faça HIN interativa no KFI, então n vai ser uma tortura pra vc kkkkkkk
ResponderExcluir