Image Map

sábado, 1 de agosto de 2015

AF: Suicide Holiday (ops_quelza)

Fanfic / Fanfiction de Allie DeBerry - Suicide Holiday

Oi amor, tudo bem? Desculpe a demora, minha vida está uma loucura kkkk. Espero que goste da sua avaliação e não se esqueça de comentar a sua opinião, ok? Ficarei feliz em lê-la! Lembre-se de que nada foi dito para diminuir a sua fanfic, mas apenas para aprimorar a sua experiência como escritora. 
Abraço!

***
Link da Fanfic: (xx)
Aparência (capa + sinopse): 1,0 de 2,0
 Não há textura na capa L. A mesclagem está estranha por causa dos fundos. Do lado direito vemos o fundo claro da foto da menina e do lado esquerdo, o fundo escuro de Justin. A intenção da mesclagem é tornar os fundos iguais, dando uma noção de que eles estão na mesma foto — e não vemos isso na sua capa. Também há marcas de borracha e a fonte usada no título não está combinando com o estilo dark. Não entendi o porquê de haver style na parte dos créditos... Para ganhar destaque? De qualquer forma, a designer deveria ter usado uma fonte diferente para os créditos. Minha dica é que você encomende uma capa no KF quando os pedidos estiverem abertos. A capa de fanfic são uma das coisas que atraem o leitor para a leitura da fanfic.
A sinopse está com vários erros de ortografia, pontuação e por causa desses dois problemas acima: coerência. Lembre-se de que é crucial para o entendimento de um texto que a pontuação seja bem usada. Os leitores não sabem o que passam na sua cabeça e você tem a função de mostrar isso a eles. A maioria não lê e nem entende da mesma maneira que você, então é necessário passar isso a eles. Fiquei boiando bom tempo na sua sinopse, até finalmente fazer as pausas necessárias para entendê-la.

Trecho Um:
·         Primeiro erro.
 “Esta na hora de aproveitas as férias, e Alexis pensa o que melhor do que uma viagem a Paris com sua amiga?”.
“Esta” e “está” tem significados bastante diferentes. Esta é um pronome demonstrativo e se lê “ésta”. Está é o verbo estar conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo (e eu nem preciso explicar como se lê, não é? Hauah). Mas essa questão do acento foi feita para justamente não haver essa confusão. Leia a sua frase de novo no Modo Lupa*.
Ésta na hora de aproveitas as férias, e Alexis pensa o que melhor do que uma viagem a Paris com sua amiga?”. (Modo Lupa).
Ela claramente não está certa. No caso, você teria que substituir o pronome pelo verbo, dando mais sentido a leitura da sua frase:
Está na hora de aproveitas as férias, e Alexis pensa o que melhor do que uma viagem a Paris com sua amiga?”.
·         Segundo erro.
Aqui vemos um erro de escrita: você colocou um “s” em aproveitar, tornando a palavra conjugada na segunda pessoa do singular e dando uma sonoridade diferente para a palavra e tornando-a errada no contexto. O certo seria transformar o verbo para o infinitivo, tirando o “s” e substituindo-o pelo “r”.
Está na hora de aproveitar as férias, e Alexis pensa o que melhor do que uma viagem a Paris com sua amiga?”.
·         Terceiro erro.
Agora, você cometeu um erro de pontuação. Em “... E Alexis pensa...” deveria haver dois-pontos (:) do lado do verbo conjugado “pensa”. Ah, sim, isso é bastante: Grrr, não eu acredito! Eu te entendo perfeitamente, haha!
Está na hora de aproveitar as férias, e Alexis pensa: o que melhor do que uma viagem a Paris com sua amiga?”.

Trecho Dois:
“Alexis acaba entrando mais do que o necessário nesse mundo, e pessoas amadas teram que pagar. Ela teve a oportunidade de sair, mas ela negou”.
“... E elas teram...”: teram está errado. Você está se referindo ao futuro, algo que ainda vai acontecer. Então o certo é “terão”.
“Ela teve a oportunidade de sair, mas ela negou”: A palavra “ela” está sendo utilizada mais de uma vez sem necessidade. Vamos retirar o segundo “ela” e veja como melhorará no entendimento da frase:
“Ela teve a oportunidade de sair, mas negou”.

Ortografia: 2,3 de 3,0.
Você tem erros de ortografia significantes. Reparei que no capítulo dois você deu ao travessão um pai, porque aquilo era uma coisa gigante (——). Isso está muito errado, flor! Não se pode mudar uma pontuação do jeito que você estava fazendo. Além do mais, também reparei uma salada de frutas nos seus diálogos: na primeira fala, começou com travessão e terminou com meia-risca. Na segunda, começou com travessão e terminou com um “super travessão”. E depois fez a maneira correta, começando com travessão e terminando com travessão. Você não pode fazer essa intercalação de pontuações. Você precisa começar com algo e ir até o fim da estória com aquilo (quando tratado de pontuações).
Outro erro que te deixou muito confusa foi a acentuação de palavras. Veja, por mais que “vai á merda, livrinho de Satanás” haja o acento, ele não é o agudo e sim a crase. O acento agudo sempre será usado em palavras (ou em verbos, como o caso do verbo ser. Eu sou, tu és, ela é) e nunca terá função da crase. No caso, o correto seria:
“Vai à merda, livrinho de Satanás!”
Você também não separa pensamentos da protagonista de sua narração, deixando algo bastante confuso. Tome cuidado com isso, as pessoas não sabem o que se passa na sua mente e você precisa lhes mostrar! Sem os detalhes necessários, sua narração ficará incoerente.
Outros erros são pura falta de atenção. Palavras com escrita errada, erros cometidos mais de uma vez e na próxima consertados (sendo que você nem sequer voltou para corrigir os outros). Minha dica é que releia mais de uma vez prestando bastante atenção — ou simplesmente, mande seus capítulos para uma beta.

Criatividade: 0,3 de 1,0.
Pelo menos para mim, sua estória não é criativa. Apenas mais um clichê de meninas ricas que são sequestradas e passam a se prostituírem contra a vontade. E então conhecem Justin, o Poderoso-Master-Top-Chefe-Do-Pedaço e uma delas se apaixona por ele. E, depois de alguns conflitos, ela acaba entrando no mundo do crime e tudo isso é... Tão previsível? E também temos a famosa “boa empregada”! Chega disso, por favor. Por que empregadas sempre são tão adoráveis? Por que não pode haver aquelas que são fofoqueiras e que sempre querem o mal para a família? Por que não mudar, colocar uma reviravolta, um “porém”, algo que possa tirar essa previsibilidade da fanfic? Particularmente eu adoro quando o escritor me surpreende. Amo a famosa “quebra de expectativa”, desde o sexto ano. Coloco isso nas minhas estórias e recomendo que comece a usá-la também. Deixar o leitor: “ah, não pode ser!” é simplesmente magnífico, porque você pode usar e abusar disso, já que eles não sabem dos futuros acontecimentos da fanfic e cabe a você lhes mostrar.  

Clichê: 0,4 de 1,0.
Sua fanfic caiu no clichê, apesar de ter uma trama interessante. Acredito eu que, se a menina não quisesse ser uma mafiosa, com toda a certeza sua fanfic seria diferente. Sabe o que eu penso sobre a maioria das escritoras que contam estórias desse tipo? Elas nunca pensam em possibilidades de fuga! Se eu estivesse em um lugar terrível como aquele, sem sombra de dúvidas eu tentaria fugir de várias formas! Desde provocar em mim mesma uma infecção tão forte que só poderia ser resolvida em um hospital, até mesmo de encontrar alguma arma letal e induzir ao cliente de me libertar dali, ameaçando-o! Mas como é algo mais romântico do que a própria sobrevivência, a menina apenas fica lá, encantada com o Justin e deixando várias pessoas a usarem sem nem ao menos dar o troco de alguma forma. Por causa disso, você acabou deixando várias pontas soltas no seu enredo e, consequentemente, deixando a desejar. Outra coisa que eu reparei, foi na idade mental da garota. Bom, ela deveria ter no mínimo dezessete anos, certo? Então por que ainda fala “mamãe e papai” e tem toda essa mente de uma garotinha de dez? Se uma das personalidades dela for ser mimada e a “queridinha da família”, tudo bem, já que ela é rica e tal. Porque com dezessete anos as meninas possuem mais responsabilidade e ficam mais sérias. Já a personalidade do Justin também deixou a desejar. Mesmo com todas essas gírias, a impressão que se tem dele é de um cara burro que só pensa em: sexo, mulheres e dinheiro. Caso ele mude, ok, mas não são adjetivos atraentes.

Crítica Geral: 1,5 de 2,0
Sua estória precisa de reparos e está óbvio isso. Por mais que você use o travessão, e tenha evoluído um pouco na parte da escrita, o enredo te atrapalhou bastante. Existem várias personalidades por aí e várias tramas diferentes que ainda envolvem o mundo do crime. Por escolher a que já foi mais do que usada? Várias fanfictions Criminal não são levadas à sério justamente por isso. Se não houver algo diferente, por que ler? Já temos um pré-julgamento no automático. E por isso entra a quebra de expectativa. Faça os leitores ficarem espantados de um jeito bom. Peça um design bonito. Divulgue sua fanfic. Essas são todas as minhas dicas (além daquelas que estão espalhadas por essa avaliação).
Nota: 5,5 — Abaixo da média L

________________________

*Modo Lupa: Usado para mostrar com mais clareza os erros de ortografia cometidos pelo autor. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário