Image Map

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Avaliação da Fanfic - Tempo De Recomeçar

Hey sweet, primeiramente peço desculpas se demorei. Acabei ficando um pouco sobrecarregada com algumas fanfics para atualizar e ainda tenho outras criticas noutros blogues, então acabo por atrasar um pouco os pedidos aqui.
Mas... aqui está a sua avaliação :)
Espero que goste, caso contrário ou se quiser outra opinião esteja à vontade para refazer o pedido.
Clique aqui para ler esta fanfic.
Capa:
Então, eu gostei da capa, o titulo foi bem colocado, as personagens têm uma boa colorização, o Alex continua gostoso como sempre e a frase está bem construida e teve um bom destaque.
Contudo essa "casa da police" não ficou bem assim colocada. Teria ficado bem na capa se ela tivesse sido mais elaborada, mas o DS em si ficou muito simples. O style do titulo também poderia ter ficado mais "único" ou seja, ele está muito simples, sem efeitos. Teria ficado melhor se tivesse outra fonte.
E há outra falha: os créditos do autor. Praticamente não se consegue ler os seus créditos. Se vir uma capa de um livro poderá ver que os créditos do autor são maiores e visíveis, mas nessa capa está quase impossível de se conseguir ver. Mas também não vou descontar muito, afinal, não é culpa sua.
A capa em si não me chamou muito a atenção, mas é bonita, só falhou nos efeitos. Ela teria que estar mais elaborada.

Nota: 1,5 de 2,0.

Sinopse:
"Cato ex-carreirista do distrito dois, foi treinado" 

Coloque uma vírgula depois de "Cato".

Este foi o único erro que achei na sinopse. Eu gostei dela, tem um bom tamanho e uma boa informação, contudo acho que tem demasiada informação. Na sinopse revelou que a Clove tinha morrido, mas não morreu e aí já perdeu um pouco da animação da história. Teria sido interessante ter deixado os seus leitores descobrir por si próprios que ela estava viva.
Pelo facto de a história ter "suspense" e "mistério" a sinopse também deveria ter. Apesar de haver um certo mistério, faltou algo que chamasse a atenção. Tente colocar outra frase no final em vez da citação. Algo que seja misterioso e que prenda toda a atenção do leitor. Não tenho como ajudar nesse requisito porque não tenho muitas informações sobre o enredo, mas tente procurar uma frase que seja especialmente marcante na sua história.

Nota: 1,5 de 2,0.

Ortografia:
"Para mim é quando alguém dorme por um tempo indeterminado até que um dia ela acordar para ir para um lugar diferente."

Eu tive que reler esta frase algumas vezes para confirmar que era um erro, mas pelo sentido do texto o correto era "acorda" e não "acordar".

" tempo para ao, menos, me despedir. Como eu queria que você estivesse viva!"

Não há necessidade de haver uma vírgula depois de "ao" pois não existe uma pausa entre essas duas palavras.


"— Não. —respondo sem emoção."

Faltou um espaço depois do segundo travessão. 

"— Eu sei infelizmente eu sei, mas não foi isso o que eu quis dizer.Então, o que desejam meus amigos? —disse, forçando um sorriso."

Aqui faltou um espaço antes de "Então" e novamente depois do segundo travessão, algo que tem nas restantes falas.

"— Espera Capital? —perguntei confuso."

Coloque uma vírgula ou reticencias depois de "Espera" porque existe uma pausa entre as duas palavras.

"Ficavam escondidos e treinavam para uma possível rebelião. —o que aconteceu—"

Não há necessidade de colocar um ponto depois de "rebelião" e dê espaços depois dos travessões.

"com a nota que Katniss havia tirado... Ela estava lá,me acalmou,disse que a nota não significava que ela era melhor do que eu."

Então, depois das reticências não é necessário haver uma letra maiúscula, com exceção de alguns casos.
Faltou também espaços depois das vírgulas.

De resto, eu apenas corrigi alguns erros do primeiro e do segundo capítulo, porque são quase todos iguais. O seu maior problema é a falta de espaço depois das pontuações. Se der uma revisada com atenção no seu capítulo facilmente conseguirá separar.
E tenho que lhe dar os parabéns, é um dos raros casos que sabe distinguir um hífen de um travessão. Sério, eu, em quase todas as minhas avaliações sou obrigada a referir a diferente.

Nota: 3,0 de 4,0.

Enredo:
Eu não tenho muito a falar sobre o enredo porque nunca vi a sério de Doctor Who e não acabei de ler The Hunger Games, então meio que não sei quem é um e outro. Contudo ambas as séries não têm nada a haver (acho eu, mas calculo que não) e juntar as duas por si já é uma grande originalidade. Penso que não terá problemas com o clichê, pelo que deu para entender vai juntar comédia ao mistério, então use e abuse bem desses dois gêneros para evitar focar demasiado no romance de Clove e Cato, caso contrário acabará por ficar uma história demasiado melosa.
Mas como referi, tem um ótimo enredo e por ter juntado um crossover terá muito por onde pegar.

Nota: 2,0 de 2,0.

Avaliação geral:
Acho que já referi tudo o que queria, não é?
Em relação há capa: você é que sabe se quer mudar, mas lembre-se que é uma boa aparência que atraí o leitor, pois será o seu primeiro contacto à história.
Tenha atenção nos espaços da pontuação. Se der uma revisão no texto facilmente corrige. É apenas falta disso.
Espero que tenha gostado desta avaliação e não se esqueça de comentar o que achou. ^^

Nota final: 8 de 10.


Um comentário :

  1. Obrigada pela avaliação!
    Vou fazer o que puder para tentar melhorar. Obrigada pelas dicas e tudo mais :)
    Menina, como assim nunca viu DW? Não sabe o que está perdendo!!!! Háháhá
    Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir